quinta-feira, 22 de maio de 2014

ARTE INDÍGENA-TRANÇADOS EM CESTARIA


Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
É preciso não esquecer que tanto um grupo quanto outro conta com uma ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves. Evidentemente, com um material tão variado, as possibilidades de criação são muito amplas, como por exemplo, os barcos e os remos dos Karajá, os objetos trançados dos Baniwa, as estacas de cavar e as pás de virar biju dos índios xinguanos.PARA SABER MAIS....
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena_brasileira
AGORA OS ALUNOS EM EVIDÊNCIA: 7C-TRANÇADOS EM PAPEL DE REVISTA:





Trabalhos dos 7ºs anos em 2015 - TRANÇADOS com canudinhos de papel...pintura e....decoração!!!





AGORA O RESULTADO DAS PINTURAS FEITAS NOS TRANÇADOS PRODUZIDOS PELAS TURMAS: 7a, 7b E 7c DO PERÍODO DA TARDE NO ANO DE 2015:
























quinta-feira, 15 de maio de 2014

MODERNISMO NO BRASIL-SEMANA DE ARTE MODERNA-LASAR SEGAL-RELEITURA DOS ALUNOS DO 8º ANO C -PINTURA E COLAGEM;

Lasar Segall - em russoЛазарь Сегал; em lituanoLozarius Segalas1 (Lituânia21 de julho de 1891 — São Paulo2 de agosto de1957) foi um pintor, escultor e gravurista judeu brasileiro nascido na Lituânia. O trabalho de Segall teve influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Seus temas mais significativos foram representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra e a perseguição.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3020448811132024668#editor/target=post;postID=8561107144689658327
O QUADRO FAZ REFERENCIA AO BRASIL DE SEGAL E REFLETE UM PAÍS ENSOLARADO DESTACANDO APENAS AS FOLHAS PARA REPRESENTAR A ÁRVORE COMO SE FOSSEM O ELEMENTO MAIS IMPORTANTE DA ÁRVORE.












Fica aí a pergunta: O que reflete o país agora? Nesta releitura em que as figuras foram retiradas de revistas que estão na mídia. O que acresentaríamos(da nossa parte) no quadro de Segal para refletir um país ensolarado como o Brasil? que personagens escolheríamos para representá-lo?